sexta-feira, 28 de maio de 2010

Registro 308: Celebração

A presença da escritora Fanny Abramovich em Salvador, a convite da Escola Arco-Íris, foi uma verdadeira festa para os amigos, ex-alunos e principalmente para as crianças, professores e pais do espaço educativo situado em Brotas, mais precisamente na Ladeira do Acupe. Inaugurou-se aí a Biblioteca Fanny Abramovich, uma simpática sala  com prateleiras muito práticas deixando à mostra a capa dos livros e não a lombada. Essa disposição torna visível para a criança o objeto-livro, já que as capas não se escondem uma atrás da outra como na maioria das bibliotecas. Gostei! No centro da sala um tapete e almofadões de chitão. Quem me conhece sabe a predileção que tenho por esse tecido tão popular de origem chinêsa e no Brasil ganhou uma padronagem especial, revelando a criatividde dos nossos criadores que adaptaram os desenhos florais ao gosto do nosso povo. Os antigos tecidos eram mais bonitos, mais elegantes, mas ainda encontramos belos padrões por aí. A sala é um encanto. No pátio da escola muitos trabalhos realizados pelos estudantes em torno dos livros que eles leram, uma demonstração do envolvimento da crianças com a proposta, o que resultou em conversas animadas entre a escritora e a garotada. Segundo me falou, ela ouviu perguntas saborosas, gargalhantes e surpreendentes.

As ligações de Fanny com a Bahia não são de hoje. Desde a década de 60, ela por aqui veio e travou conhecimento com o pessoal do Centro Popular de Cultura. Tanto que, após o golpe civil-militar de 1964, a escritora acolheu muitos dos baianos foragidos das perseguições policiais. Muitos desses rapazes e moças ocupam cargos importantes em vários setores públicos e privados não somente da Bahia, mas em outras regiões do país. Na década de 70, a educadora por aqui passou ministrando cursos e oficinas de pedagogia da arte. As turmas eram repletas de participantes interessados. Ainda hoje, ao ouvi-los percebe-se o quanto as brincadeiras, provocações e ensinamentos de Fanny mexeram com certezas e desencadearam processos de descobertas e inovações no campo da arte-educação. Distante da academia, Fanny é pioneira do trabalho com arte na escola e foi criadora do Centro de Educação e Arte, além de ter sido professora de teatro e artes plásticas no Ginásio Israelita Brasileiro Scholem-Aleichem- GBISA, onde também fui professor e aprendi de fato o que é ser um educador.

Lodo depois, Fanny esteve no programa de televisão comandado por Marília Gabriela, TV Mulher. Sua participação trazia um sabor especial ao programa , todo ele produzido de forma inovadora, causando polêmica e irritando setores conservadores da sociedade. O programa saiu do ar.

Conheci Fanny quando ela escrevia para o Jornal da Tarde, em Sampa. No jornal, ela mantinha uma coluna das mais instigantes, tratando de literatura, teatro e de tudo que se produzia culturalmente para crianças. Humorados, ácidos, irônicos e demolidores, os textos apontavam para questões artísticas e educativas sem o ranço do bom mocismo, nem beiravam a crítica superficial sobre o que se produzia. Muitas deles foram reunidos no livro fora de catálogo, O estranho mundo que se mostra às crianças. Nele, existe um capítulo destinado ao teatro para crianças, com um texto intitulado Projeto Herodes. Por esse título dá para imaginar o teor do que ela analisa humoradamente, saborosamente e sem a arrogância, mas sem deixar de apontar a banaliade e os equívocos cometidos por gente que faz teatro para criança. Para Fanny, é como tudo  fosse "emiliano", ou seja, deriva da sabedoria de Emília, a magnífica criação de Monteiro Lobato.

Foi por essa época que a escritora e educadora entrou na minha vida, ao me entrevistar sobre premiação do texto Brincadeiras, no Concurso de Dramaturgia do Serviço Nacional de Teatro- 1977, do qual ela foi júri. Lembro-me que a conversa prolongou-se por muitas e muitas horas. Anos depois, Fanny me pediu para escrever um conto para uma coleção que organizava e que não foi para frente. O conto ficou na gaveta e logo depois foi publicado noutra coleção organizada por ela. Daí pra cá, a relação profissional se transformou em pura e doce amizade, que a distância só faz aumentar. Como boa ouvinte, qualidade que ela cultiva verdadeiramente, Fanny envolve o outro e estabelece uma troca sempre enriquecedora.

Fanny é adorável. Autora de INÚMEROS livros, tenho todos autografados, é uma escritora de imaginação fértil, criadora de situações das mais verdadeiras e envolventes. Seus leitores sabem disso. Ela atinge em cheio o universo de crianças, jovens e adultos. Brinca com a língua, inventa jogos de palavras e resolve seus enredos de maneira sensível, sem maniqueísmo, sem lições de nenhuma maneira, principalmente aquelas de dedo em riste. Sua literatura não é moralizadora no sentido repressivo, faz pensar e, sobretudo, diverte. Nas teias que traça,  mexe com o sensível, toca nos problemas e avança sobre eles sem medo. Seus livros são libertários, mas fogem das cartilhas que engessam o mundo do leitor.

Tenho certeza de que a semana foi divertidissima para todos que estiveram perto de Fanny. Foi um verdadeiro puxa-estica, pois todos queriam minutos de seu tempo. Recebê-la em casa foi uma celebração. A noite de inauguração da biblioteca foi uma arraso, com uma divertida e emocionante conversa, cujo tema eram as suas lembranças de quando menina, sua vida no Bom Retiro, sua vida de escolar e a descoberta das narrativas contadas por sua mãe e depois por aquelas que os livros trazem para encantamento e deleite de quem deles se aproxima. A fila de autógrafos durou quase quatro horas, com pais e crianças esperando para ter a assinatura no livro e uma palavra com a escritora. Como ela gosta de conversar, cada um teve seu dedo de prosa.