terça-feira, 10 de julho de 2012

Registro 398: Sou solidário



'FIQUEI FELIZ POR DILMA 
NÃO ENCONTRAR AHMADINEJAD'

A ativista iraniana Mina Ahadi, porta-voz do Comitê Internacional Contra o Apedrejamento de Mulheres, participou na semana passada do Fórum Mulheres Reais que Inspiram, organizado por Ana Paula Padrão. Ela falou à coluna de Mônica Bérgamo (Folha de S. paulo, 10 de julho de 2012) por e-mail.


Folha - Quais os exemplos de violência contra mulheres nos países ocidentais?

Mina Ahadi - No ocidente existem formas de violência à mulher como a doméstica, a prostituição e o estupro. Não há apedrejamento. Entretanto, os governos ocidentais têm ajudado aqueles que defendem o apedrejamento a ganhar o poder. Eles não ajudam a conter o avanço da política contra a mulher nos países de regime islâmico. E eles têm mantido o silêncio sobre esse e outros crimes, como o apartheid de gêneros.

É possível pensar em um mundo sem apedrejamento de mulheres?

Sim, claro! Com a campanha contra a execução de Sakineh Ashtiani [condenada por adultério], o Comitê Internacional Contra Apedrejamento conseguiu suspender o ato contra ela. Os aiatolás da República Islâmica começaram a pensar em formas alternativas de punição. Esse é o começo do fim dessa violência por outros governos islâmicos. O apedrejamento é uma vergonha para a humanidade e precisa se tornar algo do passado. A Organização das Nações Unidas deveria propor um documento que condene e proíba crimes religiosos como apedrejamento, apartheid de gêneros, circuncisão de mulheres e uso de véus.

Foi certo convidar o presidente Mahmoud Ahmadinejad para a Rio + 20?

Eu fiquei mais feliz pelo fato de a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades brasileiras não terem se encontrado com ele. Ahmadinejad vai a essas conferências para fazer de conta que tudo é normal no Irã. E que ele pode agir como um presidente de um outro país qualquer. Mesmo que a situação ambiental no Irã seja preocupante e vergonhosa -e esse era o tema central da Rio +20-, o objetivo do regime islâmico nessas visitas é completamente político.

Qual sua opinião sobre Dilma Rousseff? O Brasil deveria cortar relações com o Irã?

Estou certa de que o governo brasileiro pode cortar relações diplomáticas com o regime islâmico e dar o exemplo para outros países ocidentais. Não se pode manter relação com um regime que apedreja pessoas e mata milhares por razões políticas.