domingo, 5 de julho de 2009

Registro 276: Barroco Popular

A exposição virtual Barroco Popular é resultado das minhas vivências e inquietações diante da cultura, fonte de onde retiro o material necessário para poetizar o que sinto. Os quadros apresentados traduzem ideias e sentimentos, retomando um trabalho interrompido desde a mostra coletiva Similitudes, no Centro Cultural Maria Antônia – São Paulo, em 1997, quando expôs trabalhos juntamente com Cláudio Barros, Mônica Colucci e Stela Maris Sanmartin. Os quadros da exposição Barroco Popular estiveram expostos no portal Diário, desativado recentemente, sem que recebesse aviso da Geocities.
Ao revisitar o barroco, evocando-o através da conjugação dos elementos que remetem a esse estilo tão presente no cotidiano brasileiro, busco expressar a capacidade de olhar e decompor em formas as mínimas porções que retenho dessa exuberância extravagante que povoa tetos e paredes de igrejas, solares e palácios em nossas mais antigas cidades, numa leitura sumamente particular.
Essas informações visuais aparecem conjugadas aos elementos florais do chitão, tecido popular no Brasil, utilizado com parcimônia na indumentária, mas de grande emprego na decoração. A opulência de formas e cores contidas nos tecidos remete também ao profuso das formas do barroco português, que aqui chegou para se tornar um traço da nossa identidade artístico-cultural.
Nos trabalhos apresentados, faço a releitura desse momento, instante em que se dá o encontro da criatividade européia com a inventividade dos primeiros artesãos encarregados de decorar as construções públicas e privados da colônia. Ao inserir os elementos da natureza tropical – flora e fauna – esses artistas imprimem uma marca nacional ao barroco. Sobre esse acontecimento carregado de intencionalidade, Ana Mae Barbosa esclarece ter sido o barroco o “primeiro produto cultural do país”, e que, embora fortemente marcado pelo modelo estrangeiro, foi “transformado pela força popular e pela criatividade nativa, conquistando características próprias”. Barroco Popular procura retomar esse instante, não como ele de fato se deu, mas como construção no presente.
Ao organizar, conjugar e sobrepor os elementos visuais para compor a escritura pictórica, utilizo-me da técnica mista sobre tela e mostro trabalhos, via Internet. Ao escolher a net. para veicular trabalho, vou ao encontro dos que pensam as relações entre arte e tecnologia, experimentando as possibilidades. Sobre a inserção na rede e o uso da tecnologia digital no trabalho artístico, Dulcimira Capisani enfatiza a necessidade do artista não se tornar “um mero fornecedor de conteúdos no universo altamente especializado das novas tecnologias”, mas fazer dessa ferramenta um lugar de experimentação como no domínio da prática artística. Quando a exposição no portal Diário, eu apresentava os originais com interferência produzida a partir de ferramentas do computador. Por esse motivo a exposição intitulava-se Barroco Popular - Verso e Reverso, visto que as interferências alteravam as cores originais. Deixei de lado essa opção para concentrar-me nos quadros como eles foram concebidos.
Na perspectiva benjaminiana, a disseminação pela rede impulsiona a reprodutibilidade e a circulação do trabalho, criando um elo "comunicacional" em grande escala.

Azulejos e flores I, 2005. Mista sobre tela, 60 x 60. Acervo do artista

Fragmento, 2006, Mista sobre tela. 70 x 70. Acervo do artista

Celeste, 2006. Mista sobre tela, 60 x 60. Acervo do artista

Altar floral I, 205. Mista sobre tela, 60 x 70cm. Acervo particular

Azul, 2005. Mista sobre tela 70x70cm. Acervo particular

Êxtase, 2007. Mista sobre tela, 80 x 80 cm. Acervo do artista

Sem título III, Mista sobre tela, 2005, 60 x 60. Acervo particular

Azulejos e flores, 2005. Mista sobre tela, 60 x 60 cm. Acervo particular

Altar floral, 2005. Mista sobre tela, 60 x 60cm. Acervo do artista

Sem título I, 2005. Mista sobre tela, 50 x 80. Acervo particular

Jardim II, 2004, díptico. Mista sobre tela, 50 x 110cm. Acervo particular

Jardim I, 2006. Mista sobre tela, 40 x 88cm. Acervo particular