domingo, 12 de maio de 2013

Registro 429: 13 de maio

A minha homenagem aos fizeram a Campanha da Abolição. Sem eles e sem Isabel, a prática da escravidão permaneceria como uma marca indelével. Ainda hoje, as formas de escravismo são visíveis, manifestando-se diariamente sob diversas formas, mas graças a brasileiros humanistas tornamo-nos mais dignos. A data, 13 de maio, não deve ser esquecida, apagada. Caso aconteça, estaremos traindo todos aqueles que lutaram para fazer as leis possibilitadoras da Lei Áurea. Querer diminuir tal acontecimento, reescrevendo a História doutra forma, é enganar-se e aos outros. 

É preciso lembrar.. Não esquecer. Uma mulher levada por muitos motivos, não importa quais, assinou um papel e garantiu a liberdade de muitos. Ainda que está liberdade tenha sido mal cumprida, ainda assim, eles, homens, mulheres e crianças deixaram de ser considerados animais para serem humanos.  

É certo que vivemos em um país preconceituoso, mas a escravidão hoje se traduz na péssima educação oferecida às crianças do ensino fundamental e aos jovens do ensino médio nas escolas públicas deste imenso território. Sem uma educação de qualidade como mudar as mentalidades?

Esta mulher, certo dia, num baile, ao ver um negro, político e intelectual importante do seu reinado, ter sido recusado por uma senhorita que convidara para valsar, a princesa ofereceu-lhe o braço e dançaram para espanto de muitos.

Não esquecer para lembrar os feitos de muitos. As atrocidades dos vencedores, o sofrimento dos vencidos, a determinação dos que lutaram por escrever uma outra página.

É certo que os libertos, não todos, ficaram desprotegidos. Aqueles que não tinham comprado a alforria e subido na escala social perambularam pelas estradas sem ter o que fazer. Eram milhares. Sem ter o que fazer, mas sabendo que podiam escolher seguiram os caminhos, marcando-os com suas vidas as nossas.