quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Registro 325: "Brincadeiras " no Festival de Teatro da Amazônia



É sempre bom ver o nosso trabalho tomando outra forma. Falo da encenação de meu texto Brincadeiras (1977) que recebe mais uma leitura cênica, agora feita por Socorro Andrade para a Companhia Metamorfose de Manaus. O espetáculo foi apresentado no Festival de Teatro da Amazônia entre os dias 8 a 17 de outubro.

Conforme notícias recebidas, o Teatro Amazonas estava cheio na estreia de Brincadeiras e recebeu o Prêmio de Melhor Espetáculo e uma viagem para Recife. Além disso, a montagem  recebeu as seguintes indicações: Melhor Texto, Melhor Atriz (duas atrizes foram indicadas), Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Figurino e Melhor Cenário.
A diretora enviou-me fotos do espetáculo. É gratificante saber como o texto ganha no palco abordagens múltiplas, ainda que traga em sim um potencial para a cena. Desde sua estreia em São Paulo em 1978, sob a direção de Mário Mazetti, Brincadeiras vem recebendo diversas montagens, uma demonstração de que o texto não perdeu a sua força comunicativa, permitindo outros inventos sobre ele.
Ao ver as fotos da Cia. Metamorfose, percebo a criação de Socorro Andrade. Imagino que ela soube captar a essência do texto, não se prendendo a ele, mas jogando com a minha proposta. Bacana!!

Nenhum comentário: