quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Registro 324: Como Esquecer


O filme de Malu de Martino, Como Esquecer, em cartaz na Sala de Arte - Cinema da UFBA é uma grata surpresa. Não há ali esforço pretensioso de transformar a linguagem cinematográfica através de um exercício de pirotecnia. A diretora conta com um bom roteiro para contar um momento da vida da professora Júlia (Ana Paulo Arósio) na luta para reconstruir seu viver esfacelado, após uma intensa relação amorosa com Antônia. Filme intenso, construído com belas imagens Como Esquecer é tocante ao retratar essa descida ao fundo do poço e expor com muita verdade a personagem em sua ego-trip dolorosa. Acompanhada de perto por seu amigo (Murilo Rosa) que também sofre as dores da perda, seu namorado faleceu, e por uma amiga (Natália Lage) abandonada pelo namorado ao sabê-la grávida, Júlia recebe o apoio necessário para retornar à vida, já que se encontra deliberadamente fora dela. Não há grandes lances, tudo acontece de maneira verossímil, o que torna a dor da perda ainda maior. Os pequenos gestos dolorosos, alegres e afetivos vão se somando ao longo do filme. Belo filme.

Cabe ao elenco, muito bem escolhido e adequado aos personagens, levar em frente essa história. O trio central cumpre com talento exemplar as nuances dos seus personagens, sem estereotipia, sem exageros. Destaque para Ana Paula Arósio que se mostra densa ao expor as dores causadas pelo fim do amor difícil de esquecer.

Sobre a personagem, sua construção, na visão da diretora e dos roteiristas, reclamo um pouco, visto sua insistência em se negar para a vida, quando a vida apresenta possibilidades transformadoras. Mas isso não diminui as qualidades do filme. É somente um ponto de vista

Nenhum comentário: