domingo, 1 de agosto de 2010

Registro 316: Conversa com estudantes e uma café delicioso

Nos dias 29 e 30 de julho, estive novamente no Colégio Salesianos, no bairro Nazaré, para participar do Café Literário, evento organizado pelos professores de História com o apoio da coordenação e de outros setores da instituição. Ano passado fui homenageado pelos educandos e da mesma forma acolhido como agora.

O que me levou até eles foi o livro Sob o signo das Luzes que lancei em 2008. O romance histórico tem como pano de fundo a Revolta dos Alfaites também conhecida como Revolta dos Búzios, movimento baiano acontecido em Salvador nos finais do século XVIII. Tendo como objetivos principais separar Brasil de Portugal, findar o sistema escravista e instaurar a República, com base no ideario Iluminista, os conjurados de 1798, reuniram participantes de diversas classes sociais, o que torna o movimento grandioso.

A narrativa trata do antecedentes e da revolta abortada e do cumprimento das sentença, com seus líderes principais enforcados na  Praça da Piedade. Conto a história a partir do envolvimento de Eleutério, adolescente filho de uma negra alforriada. Aprendiz na alfaiataria de João de Deus, o garoto toma conhecimento da conjuração. Personagem ficcional, ele estabelece uma ligação com o leitor jovem, um dos objetivos que tinha em mente ao escrever Sob o signo as Luzes. Comprovei minha escolha por diversos depoimentos dos educandos que comigo conversaram durante toda a manhã.

Sentei-me de mesa em mesa, todas elas repletas de iguarias para um café da manhã, cercado de garotas e garotos, além de pais e convidados. Ouvi muito e falei o necessário. Embora fosse o homenageado, a festa era deles e a palavra também. Dei muitos autógrafos e pude perceber o quanto o livro contribuiu para que o conteúdo da disciplina fosse apreendido de forma prazerosa. Meu livro não é didático e tive a preocupação de não fazer dele uma aula de História, mas entrelaçar ficção e acontecimento histórico numa aventura vivida por Eleutério nas ruas e casa da Cidade da Bahia novecentista.

Além da leitura do livro, os educandos pesquisaram sobre os países africanos e sobre o preconceito que ainda vive entre nós, com relação aos negros brasileiros. Procurei ler nas falas dos educandos o que eles pensam a respeito dessa questão e percebi o quanto estão conscientes do problema, verbalizando que o preconceito e a desigualdade existem, mas que não vivemos numa sociedade apartada, dividida em negros de um lado e brancos do outro.

Parece-me que essa questão está sendo posta nas entrelinhas do Estatuto da Igualdade Racial, um corpo estranho em nossa legislação, já que  o artigo de número 5 da Constituição Brasileira diz e garante que somos todos iguais perante a lei sem distinção de nenhuma natureza. O Estatuto foi sancionado pelo Sr. Presidente, e se levado a ferro e a fogo como querem alguns, não há lugar para  Inácio Lula da Silva em nossa sociedade dividida, visto que nem branco nem negro ele é, mas sim branco-mestiço, ou moreno, ou mulato, como queiram os que se preocupam com a cor da pele e baseiam suas vidas tomando como princípio o conceito de raça. Conceito que nenhuma ciência avaliza nem cientista sério defende.

Visto apressadamente, o Estatuto parece um avanço. Talvez em alguns pontos ele avance, mas o princípio é equivocado pois defende um Brasil sem mestiços, traço que nos identifica e que não deixo de ressaltar em meu livro, ainda que de maneira menos acentuada como gostaria. Eu que sou branco mestiço, que trago gostas de sangue português, índio e negro, que estou mais para branco "encardido", não defendo nenhum feudo. Penso e quero igualdade para todos e não me sinto confortável com essa ideologia importada que nos enfiam guela abaixo. Também não sou ibero-descendente, como não sou afro-descendente ou ameríndio-descendente. Sou brasileiro, essa gente morena. Sou brasileiro sem ódio e sem rancor...

Pra quem não conhece e queira um posicionamento aberto e iluminador sobre o tema, eu indico o livro de Antonio Risério A utopia brasileira e os movimetos negros. Vale a pena ler sem preconceito o que ele tem a dizer.

Voltando ao assunto incial, o Café Literário no Colégio Salesianos, tenho certeza que os estudantes que lá encontrei, negros, brancos, mulatos, morenos, amarelos, saberão manter essa mestiçagem que nos engrandece como nação e que nos protege do pensamento único e desse absurdo gerado sem que a população brasileira tenha sido ouvida.

Os professores estão de parabéns pela iniciativa. Fico contente quando posso dialogar com o leitor, eu que na solidão escrevo. Agradeço a oportunidade de conversar com os estudantes. Eles me disseram coisas importantes que levarei em conta quando principiar outro livro.  

3 comentários:

lilia campos disse...

Por isto e por muito mais é que te admiro mestre. Só há uma casta a casta da humanidade!Assim falei.Abraços

Colégio Salesiano do Salvador disse...

Fomos privilegiados pela sua presença. Muito obrigado !!!

Cajaíba disse...

Lendo estas palavras ainda continuo crendo em iniciativas que tem como base a educação. Trabalho com. Sou apaixonado pela. Com tremenda necessidade de dividir minhas angústias e, sobretudo, experiências que têm êxitos como esta. Além do que... Ler-te é sempre um prazer. É como ouvir, pausadamente, suas ideias e, por serem claras e distintas (não cartesianas - risos) fazem de mim um eterno admirador. Abraços. Parabéns pra ti e para os professores que teimam em ousar.

Marcos Cajaíba.