sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Registro 293: Nine

Os críticos torcem o nariz, o público americano não foi conferir e até agora as premiações ignoraram Nine. Eu gostei muito. Assisti com prazer. Ainda que tivesse na retina-memória as imagens instigantes de 8 1/2 de Felini, não fiquei comparando os filmes. As atrizes estão ótimas, cantam dança e representam, um clichê quando se quer falar da capacidade dos intérpretes americanos, embora o elenco estelar não seja de americanos. E ver Sofia Loren em forma é de fazer a gente gritar no escurinho do cinema, que estava vazio. O que para mim é ótimo. Não gosto de cinema cheio. Como sempre, Daniel Day-Lewis dá conta do recado.
Preparo-me para ver Invictus. Um chato da Folha de S. Paulo meteu o malho. Diz que o filme é previsível. Melodramático! Não acredito,mas vou conferir. Ah, não esquecer Preciosa.
Na minha lista de 2009 não inclui Proposta para um Tempo de Paz, de Daniel Filho. Aqui em Salvador queimaram o filme, da mesma forma como queimara Katin a poderosa denúncia de Andrei Wajda. Vi na TV, paga. A aberta é um lixo! A outra ainda possibilita que possamos ver coisas que as redes de cinema abortam.



Um comentário:

Teatro na Veia disse...

Raimundo, adoro ler seus comentarios, rss, mas gostaria de ver você escrever também sobre os espetáculos em cartaz, não temos criticos e muitas vezes não temos com quem debater(comparar)uma opinião ao assistir uma peça, não que eu queira lhe transformar em critico, longe disso, mas suas colocações são claras e sensatas.