sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Registro 435: Teatro para crianças e adultos


O espetáculo em cartaz no Teatro Martim Gonçalves, O menino detrás das nuvens, texto de Carlos Augusto Nazareth constitui-se como trabalho de conclusão de curso de Tacira Coelho, aluna do Bacharelado em Direção Teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.

Num primeiro momento, o que salta aos nossos olhos de apreciador é a delicadeza com que a diretora trata o material que tem em mãos. Sutil em seus achados, Tacira organiza a cena pondo em evidência o elenco e os músicos, de forma que a ação dramática se desenrole sem atropelos, embora deixe algumas lacunas em alguns trechos da dramaturgia de Carlos Augusto Nazareth. 

Se houve cortes no texto, eles prejudicaram a história que se conta, mas isso não impede que a dramaturgia cênica se faça de maneira criativa, com bons resultados. Não há gritaria, nem exagero na interpretação do elenco nem apelos fáceis à plateia. Cada um dos intérpretes compreende o universo onde está inserido e foge dos estereótipos que ainda rondam o teatro para criança e juventude. Assim, a história de Zezinho, um garoto que deseja expandir-se para além dos morros que circundam o lugar em que vive, chega até a plateia de forma muito direta, facilitando a compreensão dos tema. 

Movido pelo desejo da aventura e da descoberta, o menino assume com determinação o que almeja. O jogo entre o real e o imaginário se faz de maneira muito objetiva sem deixar a magia de lado. Os elementos mágicos são produzidos pelo querer da criança e por ele atinge as nuvens e a si mesmo. Para tanto, ele conta com ajuda da Cigana e do Palhaço, personagens que instauram o circo em sua vida.

A diretora sabe construir a magia cênica e conta com um cenário muito bem concebido por Zuarte Jr., autor também dos belíssimos figurinos, muito bem trabalhados e bem confeccionados. É notável a riqueza dos materiais, a gama de cores bem como os traços que remetem às vestimentas de alguns folguedos da tradição popular. 

Outro ponto significativo para que a encenação aconteça em sua dinâmica é a música, adequada ao espetáculo, sensível e muito bem cantada. Percebe-se a qualidade musical desde o cortejo que abre o espetáculo e vem ao encontro dos espectadores na sala de espera, conduzindo-os para o interior do teatro. Um belo momento que se soma a outros no decorrer da ação. Bem iluminado por Fernanda Paquelet, o espetáculo exibe um desenho da luz criador de efeitos e atmosferas adequadas ao que se conta no palco. Coube a Renata Cardoso a maquiagem, ressaltando-se a inventividade com que caracteriza o grupo musical. Maquiagem que remete a elementos da comédia dell'arte, como a meia máscara de alguns dos seus personagens.

Cabe ao elenco (Fábio Araújo, Gabys Lima, Lion Guimarães, Nayara Homem e Pedro Souza), bem como aos músicos que participam ativamente do espetáculo, conduzir o espectador para o interior da ação, pois a comunicação que se dá entre o palco e a platéia é mediada não somente pela boas interpretações, mas pela delicadeza com que tratam os personagens e cantam as canções, orientados pela direção musical de Amanda Mattos e Josah Costa, tendo Isaias Pinho na percussão.

Não fossem alguns desajustes no desenrolar da ação, que acredito não decorram do texto, mas das opções de Tacira Coelho, o espetáculo alcançaria uma justa medida. A morte do Tio é anunciada num clima adequado, mas para criança fica um buraco, pois não se explica os motivos da morte. O personagem do Narrador, talvez pelos cortes, se faz desnecessário. O espetáculo termina repentinamente, faltando algo para fazer a transição até o final.

É certo que a avaliação dessa medida passa pelo filtro da subjetividade, mas a apreciação é pautada também pela objetividade que procura ler o que está em cena para realçar os aspectos positivos da montagem, bem como as suas lacunas.

O espetáculo  O menino detrás das nuvens, realiza-se muito mais pelos aspectos positivos da dramaturgia cênica, com pequenos tropeços no tratamento do material dramatúrgico, fator que não diminui o meu interesse por ele.

Desejo que a diretora estreante faça uma bela carreira.