quinta-feira, 12 de junho de 2008

Registro 142: Para o dia dos namorados

Hoje é dia dos namorados. Que ele seja leve para todos nós que gostamos de uma aconchego., de olho no olho, de carícias e intensas ternuras.

Que os namorados, e namoradas de ontem e de hojem mandem lembranças, abraços, beijos e queijos. Smak! Hoje, é bom lembrar: qualquer forma de amor vale a pena, como disse o poeta da canção popular Milton Nascimento. E se amor rima com dor, que não sofreu dores de amores. E não pense que Dolores que sofre de amores.

Registro 141: Divulgação


A Escola de Teatro da Ufba comemora 52 anos em 13 de junho. por conta de sua instalação no antigo Solar Santo Antônio, seu primeiro Teatro, atual Martim Gonçalves, recebeu o nome do santo. Para celebrar o aniversário, a instituição lança, às 18 horas, em sua sede, no Canela, três publicações do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/ET/Ufba).

A primeira é a revista Repertório, que chega à nona edição e tem a poética e a política da diferença como tema. De acordo com os organizadores do evento, a publicação é uma tentativa de focalizar as artes cênicas afinadas com o debate político sobre processos sociais excludentes. A edição apresenta dois ensaios que discutem a história e a memória da escola da Ufba, primeiro curso de Artes Cênicas ligado a uma instituição de nível superior no País. Os ensaios são de autoria de Raimundo Matos de Leão e Jussilene Santana, que pesquisam sobre a história do teatro na Bahia.
Raimundo Matos de Leão é autor do livro Abertura Para Outra Cena: o moderno teatro na Bahia, editado pela Edufba em 2006. O livro narra a criação da Escola de Teatro e discute os problemas derivados da significativa iniciativa do reito Edgard Santos.

O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade (Gipe-CIT) lança dois cadernos chamados Estudos em Movimento..

Os Anais de Etnocenologia trazem textos de pesquisadroes brasileiros e franceses. “A etnocenologia é o estudo das artes do espetáculo e não se restringe ao teatro. Analisa a dança, o circo e outras coisas que tem a ver com a perspectiva do espetáculo”, diz Armindo Bião, organizador dos anais.